Apresenta:

Projeto Batidas de Rua

Este projeto pretende realizar a gravação em vídeo da música Batidas de Rua, de autoria do percussionista Eduardo Campos e adaptada pelo prof. Renato Goulart. A música trabalha somente elementos rítmicos (percussão corporal) utilizando os sons das seguintes partes do corpo: palmas, peito, pernas, pés e dedos. Este projeto é direcionado a todos os alunos da Estação da Música que queiram participar!
A música está dividida em 2 grupos:

Grupo 1:

Nível Fácil: melhor adaptado para os alunos que terminaram a musicalização com a flauta doce e iniciariam a percepção 1 neste ano.

Grupo 2:

Nível intermediário: melhor adaptado para os alunos que estariam iniciando a percepção 2 ou nível acima.
Veja o videos tutoriais abaixo e escolha o grupo mais adaptado para você.
Se quiser, pode enviar um vídeo para cada grupo!
Para participar, siga o passo-a-passo:

1. Baixe e imprima a partitura do grupo desejado:

 

Grupo 1:

Grupo 2:

2. Assista os vídeos tutoriais abaixo junto com a partitura para aprender como executar

3. Leia as instruções de estudo e gravação. Depois de gravado, envie o(s) arquivo(s) de vídeo pelo WhatsApp no número (31) 99766-7612 ou pelo Wetransfer (passo-a-passo aqui).

Obs.: Envie os arquivos com o nome do grupo correspondente

logo-pdf.png
logo-pdf.png

Instruções para o estudo:

 

Nos links a seguir, você poderá baixar os áudios-guia para estudo e para a gravação. Há dois áudios para você praticar. Um mais lento, com bpm 75, e outro um pouco mais rápido, com bpm 90, que será o áudio-guia final a ser usado durante a gravação. Estude com ambos, mas ao gravar utilize somente o áudio com bpm 90!

 

Grupo 1 - bpm 75

Grupo 1 - bpm 90 (para gravação)

Grupo 2 - bpm 75

Grupo 2 - bpm 90 (para gravação)

ATENÇÃO: Todas as sequências possuem uma contagem de 2 compassos de preparação com a marcação do clique e contagem de voz. O clique continuará soando durante as sequências inteiras para melhor sincronização com o pulso.

 

Regras para a gravação:

 

1. O local de gravação precisa ser o mais silencioso possível. A presença de muitos ruídos externos no vídeo pode inviabilizar a sua utilização durante a edição do projeto. Portanto avise os familiares quando for realizar a gravação;

2. A boa iluminação também é importante para a nitidez do vídeo, portanto procure locais bem iluminados e posicione-se contra a luminosidade para evitar sombras no rosto;

3. É importante que o celular fique em local fixo, pois se alguém segurá-lo causará tremidos indesejáveis. Só comece a gravar quando a câmera já estiver posicionada corretamente;

4. Utilize o celular na posição vertical (em pé) de forma que todo o seu corpo seja enquadrado na tela;

5. Utilize somente a câmera traseira (não a de selfs), porque a câmera traseira possui qualidade melhor de resolução;

6. É obrigatório o uso de fones de ouvido para escutar o áudio-guia, pois o uso de outros dispositivos externos durante a filmagem irá resultar em vazamento do som.

7. Cuidado para não contar os tempos durante a gravação. Precisamos somente do som que sai do seu corpo!

Data limite para o envio dos vídeos: 4 de outubro

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

 

1. Posso ler a partitura durante a filmagem?

Sim, claro! Nesse caso posicione de forma que a estante da partitura não apareça na filmagem. Queremos ter somente você no vídeo!

2. O meu vídeo ficou escuro, posso enviar assim mesmo?

Recomendamos que você refaça o seu vídeo, pois ele correrá o risco de não poder ser utilizado. Procure um local mais iluminado e faça alguns testes antes da gravação final.

3. Posso enviar vídeos separados para cada sequência?

Não, por favor! É importante que o vídeo contenha todas as sequências na ordem, portanto envie somente 1 vídeo para cada grupo. Isso facilitará na organização dos vídeos para edição.

4. Não sou aluno da Estação da Música de Santa Bárbara, posso participar também?

Sim! Nesse caso, ao enviar o vídeo, informe o nome da sua escola ou instituição. Para isso, é importante que você envie com maior antecedência, pois há um certo limite de vídeos que poderão ser utilizados no projeto. Daremos prioridade aos alunos da Estação da Música, mas também aos vídeos que chegarem primeiro.

5. Devo enviar também um vídeo com o áudio-base bpm 75?

Não! Somente com os vídeos com bpm 90 serão utilizados na edição. O bpm 75 é somente para estudo.

6. Posso enviar 1 vídeo para cada grupo?

Sim! Se quiser poderá enviar até 2 vídeos, um para cada grupo.

7. Fiz a gravação, mas algumas sequencias contém erros. Posso enviar assim mesmo?

Alguns erros são toleráveis, desde que você tenha acertado mais vezes durante a repetição das sequencias. O ideal é que pelo menos as 3 últimas repetições de cada sequência estejam corretas. Na dúvida, refaça melhor!

8. Porque não consigo enviar pelo WhatsApp?

Alguns arquivos de vídeo quando muito pesados não são aceitos no whatsApp. Neste caso transfira o arquivo para um computador e envie pelo wetransfer.

9. Posso usar o mesmo celular para ouvir o áudio-guia e filmar?

Infelizmente na maioria dos dispositivos isso não é possível, você vai precisar de um dispositivo que toque o áudio e outro que faça a gravação do vídeo.

Baixe todo o conteúdo do projeto aqui: