Olá pessoal! Está aberta a chamada para músicos de orquestra interessados em participar do meu novo projeto de gravação de vídeo com o registro da minha composição Suíte do Vale, em versão inédita para orquestra sinfônica. As inscrições ficarão abertas até o preenchimento das vagas. Vejam mais detalhes abaixo!

Sobre a música

 

A Suite do Vale foi composta inicialmente para Orquestra Sinfônica Juvenil no ano de 2012. Desde então, a peça se manteve inédita até o ano de 2017 quando foi re-orquestrada para a formação de Banda Sinfônica. Neste mesmo ano, a peça ficou entre as obras finalistas do Concurso de Composição da WASBE (World Association of Symphonic Bands and Ensembles) na categoria “Educacional” e teve sua primeira audição no dia 19 de julho de 2017, na sala de concertos do TivoliVredenburg da cidade de Utrecht (Holanda) com a “Orchestra of the Dutch Customs” sob a regência do maestro Björn Bus.

 

A Suite foi inspirada em 4 temas folclóricos da região do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, temas estes catalogados no livro “Cancioneiro do Jequitinhonha” do flautista e musicólogo Daniel Magalhães.

Para este vídeo serão registrados 3 movimentos da suite:

I. Toque de Mastro

II. Dois Engenho

III. Carvão Queimou

Ouça abaixo a gravação da música na versão para Banda Sinfônica:

Sobre o projeto

 

O projeto irá selecionar músicos de sopros, cordas e percussão atuantes preferencialmente em Minas Gerais e que já tenham alguma experiência no seu instrumento e/ou participe de projetos musicais relacionados (orquestras, bandas, escolas de música, projetos educacionais, etc).

 

Serão selecionados 24 músicos para a orquestra a seguir:

 

1 flauta

1 oboé

2 clarinetas

1 fagote

2 trompetes

1 trompa

1 trombone

1 tuba

1 percussão

8 violinos

2 violas

2 violoncelos

1 contrabaixo

 

Obs.: está prevista uma ajuda de custo no valor mínimo de R$ 120,00 para cada músico participante da gravação. Vagas poderão ser remanejadas dependendo da demanda, assim como o acréscimo do número de instrumentos por naipe.

Como se inscrever:

 

O interessado deverá preencher o formulário online abaixo com os seus dados pessoais e enviar também, nos campos indicados, os seguintes materiais:

- link com gravação de vídeo que demonstre as suas habilidades no instrumento;

- Certificado ou documento que comprove sua atuação em MG.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição

obs.: é necessário ter uma conta do google para se inscrever

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O PREENCHIMENTO DAS VAGAS!

Material de apoio para envio dos vídeos:

 

Os músicos selecionados receberão a partitura do seu instrumento juntamente com as instruções de gravação. Também será enviado um áudio guia para gravar o vídeo com a sua performance. Os músicos deverão fazer o registro utilizando filmagem no formato paisagem (câmera deitada) com bom enquadramento, visibilidade e qualidade de som(*). As imagens e áudios serão editados em um único vídeo da orquestra para posterior divulgação na internet (youtube, instagram e facebook).

(*) recomendo que a gravação em áudio seja feita separadamente (de preferência em dispositivo de boa captação de áudio) e depois a gravação de vídeo seja feita utilizando o áudio pré-gravado como referência. Sendo assim, você pode enviar os dois arquivos separadamente.

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

 

1. Não sou de MG, posso me inscrever em todo caso?

Sim, lembrando que inicialmente a seleção irá dar prioridade aos músicos atuantes em MG. Caso haja vagas não preenchidas ou remanejadas, candidatos de outros estados poderão ser convocados.

2. Existe algum nível musical mínimo exigido?

A música​ está adaptada para orquestras de estudantes em nível intermediário. Se você tiver dúvidas, solicite uma amostra da partitura para verificar se o nível técnico está dentro das suas possibilidades.

3. Gostaria de participar mesmo que não haja a possibilidade de receber a ajuda de custo. Posso me inscrever mesmo assim?

Sim, claro! Embora as ajudas de custo estejam limitadas ao número de vagas ofertadas será possível mais vozes por instrumento em cada naipe, desde que não traga muito desequilíbrio para a formação orquestral. Da mesma forma as vagas poderão ser remanejadas dependendo da demanda.

4. Já sou formado em música e trabalho profissionalmente na área. Essa chamada é adequada para mim?

Tendo em vista a pandemia e as dificuldades​ sobretudo para os jovens músicos em estágio de formação, pretendo com este projeto abarcar principalmente este público. Entretanto, a boa performance também precisa ser considerada, sobretudo para os instrumentos ou naipes mais expostos na instrumentação. Então, caso seja necessário, você também poderá ser convocado!

5. Ainda tenho dúvidas, como entro em contato?

Escreva para o e-mail renato_goulart@hotmail.com ou clique aqui para enviar uma mensagem pelo site.