Publicações mórbidas
Sim, como a foto desta postagem indica, esta é uma publicação sobre túmulos, então se você não é muito fã desse assunto talvez seja melhor seguir para as próximas postagens! Em todo caso, para que essa postagem seja um pouco menos macabra irei acrescentar algumas informações histórias e vídeos sobre algumas personalidades importantes (sobretudo artistas) que encontrei no Cemitério de Montmartre.

Hector Berlioz (1803-1869)
Berlioz foi um importante compositor francês e mundialmente conhecido por sua maior obra, a Sinfonia Fantástica. Essa obra é considerada o primeiro Poema Sinfônico de que se tem notícia. Foi composta em 1830, portanto foi escrita na sua juventude. A obra é considerada um marco na música francesa, pois inaugura o sinfonismo na França.

François Truffaut (1932- 1984)
Truffaut foi um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como “Nouvelle Vague” e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX. Em quase 25 anos de carreira como diretor, Truffaut dirigiu 26 filmes, conseguindo conciliar um grande sucesso de público e de crítica na maior parte deles. “Jules et Jim” talvez seja seus filme mais famoso.
Junto com Jean-Luc Godard, Truffaut foi uma das mais influentes figuras do novo cinema francês e inspirou cineastas como Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Brian De Palma e Martin Scorsese. Com certeza está entre meus diretores favoritos!


Adolphe Sax (1814-1894)
Embora muitas pessoas não saibam (com exceção é claro dos saxofonistas), o nome “saxofone” foi dado ao instrumento devido ao nome do seu inventor, Adolphe Sax, um construtor de instrumentos belga. Após inventar o saxofone, em 1840, Sax mudou-se para Paris, onde continuou a trabalhar na construção e invenção de instrumentos. O saxofone é sua invenção mais famosa, ele foi rapidamente incorporado pelas bandas militares. Inclusive, o compositor Hector Berlioz escreveu aprovando o novo instrumento em 1842, mas Sax apenas patenteou o instrumento em 1846, depois de desenhar e construir toda a família de saxofones (do sopranino ao contrabaixo).

Vaslav Nijinski (1889-1950)

Considerado um dos maiores bailarinos de seu tempo, viveu a dança desde muito cedo, pois era filho de bailarinos poloneses, que se apresentavam em teatros e circos. Nijinski revolucionou o balé no início do século XX, conciliando sua técnica com um poder de sedução da platéia, os seus saltos pareciam desafiar a lei da gravidade. Como coreógrafo, Nijinski era considerado ousado e original, sendo atribuído a ele o início da dança moderna. Uma de suas coreografias mais polêmicas foi L'Aprés-Midi d'un Faune, com música de Debussy, vaiada em sua estréia, em 1912. Outras muito conhecidas foram “A Sagração da Primavera” (música de Stravinsky) e Till Eulenspiegel (música de Richard Strauss).
Fernando Sor (1778-1839)

Foi um compositor e violonista espanhol. Foi o primeiro grande compositor a se dedicar, de forma especial, ao violão clássico, tal qual conhecemos hoje. Começou seus estudos, de forma séria, ao doze anos de idade, no Mosteiro de Montserrat, e logo se destacou entre seus colegas. Permaneceu no mosteiro até completar quinze anos. Sem contar as transcrições, deixou mais de 250 obras. O seu trabalho mais conhecido, as "Variações sob