Projeto Sons de Marnay - Blog da Residência Artística

Descobrindo o acervo do Camac

Hoje estive pesquisando uma coleção muito interessante do Camac que fica logo ao lado do piano, na biblioteca. Trata-se de uma seleção de publicações do jornal parisiense L'Illustration, um jornal semanal cuja primeira edição foi publicada em 1843. Em 1891 o Illustration se tornou o primeiro jornal francês a publicar uma fotografia e, em 1907, o primeiro a publicar uma fotografia a cores. Esta coleção tem uma seleção de grande parte das publicações entre 1843 e 1914, ou seja, até o início da primeira guerra. São mais de 70 anos de registro jornalístico!

Folheando algumas edições, é possível notar a qualidade do conteúdo e das gravuras do jornal que, aos poucos, vai acrescentando também as fotografias. Encontrei nos índices alguns artigos interessantes, incluindo menções de compositores franceses, entre eles Jules Massenet (uma reportagem sobre os ensaios da sua ópera Thais) e Claude Debussy (uma nota mencionando a publicação da sua peça para piano “Reverie”).


È uma coleção bastante extensa. Depois vou continuar folheando o material para ver se encontro mais conteúdos interessantes.


Tags:

Arquivo:
Palavras-chave: