Renato Goulart é saxofonista, compositor, arranjador, regente, educador e produtor cultural. É Graduado em Música com habilitação em saxofone (UFMG) e Pós-graduado em Educação Musical (Fac. Unyleya). Durante sua graduação foi orientado pelo prof. Dilson Florêncio. Mais tarde tornou-se saxofonista membro, compositor e arranjador principal do grupo Monte Pascoal, grupo que lhe rendeu um CD com trabalhos autorais e releituras da MPB. Suas composições sinfônicas e de câmara já foram executadas no Brasil e no exterior, incluindo EUA, Portugal, Espanha, Chile, Colômbia, Argentina e Polônia. Em 2018, sua composição para Coro The Daughter Who Flew Through the Atmosphere & Into a State of Nature (em parceria com a poeta norte-americana Marci Vogel) foi a única peça estrangeira selecionada pelo programa Choral Arts Initiative em Los Angeles (EUA). Em 2017, sua composição Suite do Vale para Banda Sinfônica também representou o Brasil entre as finalistas do WASBE Composition Contest (Holanda). Em 2016, sua obra orquestral Impressões Francesas também foi executada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais entre as obras finalistas do Festival Tinta Fresca.
Entre os projetos realizados na área de educação musical, destacaram-se a Orquestra de Sopros da Fundação de Educação Artística, grupo que fundou e coordenou entre 2008 e 2015, promovendo, dentre outros projetos, o Concurso de Composição e Arranjo para Orquestra de Sopros, realizado em duas edições. Foi idealizador e coordenador do Pró-Banda - Programa de Formação Musical para Músicos de Banda (2015), realizado na cidade de Florestal (MG).
Atua também como professor convidado em diversos cursos e festivais de música, atuando como regente de banda e ministrando aulas na área de saxofone, composição, orquestração e arranjo. Atua como professor e regente da Banda Jovem Idelbrando Santana na cidade de Rubim (MG) desde 2016. Após o período da Pandemia retornou para a cidade de Buenópolis, onde cresceu e começou seus estudos musicais na Euterpe Santa Cecília. Desde 2020 vem atuando como maestro desta banda além de propor e coordenar projetos relacionados ao desenvolvimento deste grupo.
Entre os prêmios e seleções destacam-se: 1º lugar no Concurso Nacional de Composição para Bandas – Nível 3 (2014), Menção Honrosa no 2º Concurso de Composição para Orquestra Infantil e Juvenil – Iberorquestras – Ibermusicas (2016) e 1º lugar no Concurso de Arranjos para Bandas Tradicionais de Música (2009).
Possui composições e arranjos editados nos EUA através das editoras Dorn Publications, Murphy Music Press e SMP Press.